19 de novembro de 2011

Porque a Net fornece um novo dia

«Desde menino coleciono livros. Passei toda a minha vida no meio deles e grande parte de meus melhores anos dirigindo bibliotecas na minha terra e no estrangeiro.
Hoje, fora da vida ativa enfim, tentando gozar o otium cum dignitate apesar da inflação, cuido dos meus livros e nada mais.
Esse longo convívio com livros de toda sorte ensinou -me alguma coisa sobre eles, creio eu, mas ensinou -me, principalmente, que em matéria de livros tudo quanto sei só serve para mostrar o quanto ignoro. Não há dia que não aprenda alguma coisa.
Os que gostam de conversar imprimem suas prosas. A velha arte passou de diálogo a monólogo. Os conversadores de hoje falam sozinhos.
É, talvez, por isso que resolvi escrever este livrinho. Escrevi –o para passar tempo, para prosear sobre um assunto por que me apaixonei.»

[Rubens Borba de Moraes, O Bibliófilo Aprendiz. Letra Livre, Lisboa, 2011. (205 pp. 15,00€ Desconto livreiro: 40%)]

3 comentários:

nuno monteiro disse...

das duas uma, ou eu ainda não entendi nada do universo do Cormac; porque ainda me não entrou na cabeça o que o terá levado ao show da senhora de lá de trás...

relativamente ao registo vídeo de VR vou enviar-lho pelo correio conjuntamente com a próxima revista tellus onde em princípio sairá aquele meu texto sobre Eduardo Guerra Carneiro.

fallorca disse...

Obrigado, Nuno, mas avise quando; posso estar pelo Algarve

Bípede Falante disse...

Parece ser um excelente livro :)
beijoss