1 de setembro de 2013

Nem sempre a lápis (389)

Setembro


É o mês da mudança.
Lânguido como o horizonte, que se toldava de cores e sons novos, embebedando-me com compotas e vindimas.
Setembro era o mês da roupa nova e das botas compradas em Viseu.
Da caça e das feiras francas, o mês para mudar de namorada.
E um dia, sem dar por isso, comecei a escrever.
Uma das poucas paixões que conservo e alimento.
Em Setembro saboreei a primeira praia e, pouco depois, a tropa raptou-me à adolescência.
Casei-me e divorciei-me.
De tudo, e sempre em Setembro.
Se me fosse dada a hipótese de escolha, acho que Setembro deve ser um bom mês para se morrer.

[Longe do mundo; frenesi 2004]

3 comentários:

Cristina Torrão disse...

Bonito :)

CCF disse...

Bom, é o mês em que eu nasci. Se é bom para morrer, que seja daqui a muitos anos. Aguente mais uns Setembros, olhe a feira de castro :)
~CC~

fallorca disse...

Nasci em Junho; recue 9 meses (noves fora nada) e vai ter a Setembro.
Ah sim, tirando os «economistas e zarolhos afins» os números só têm o valor que lhes quisermos dar