15 de abril de 2011

Papiro do dia (56)

«Foi a única fase da minha vida em que tentei escrever um diário. Não, não foi a única. Anos mais tarde, em circunstâncias de isolamento moral, deitei no papel as ideias e factos decorridos ao longo de algumas dezenas de dias. Mas era a primeira vez. Não me lembro como foi que começou, nem como o caderno de apontamentos e o lápis me vieram ter à mão. Não posso imaginar-me a procurá-los com a menor deliberação. Calculo que tenham sido eles a salvar-me daquela atitude dementada de falar sozinho.
É muito estranho, nos dois casos, que eu tenha dado em escrever um diário em circunstâncias que não contava – por assim dizer, na linguagem de todos os dias – ver-me livre do sarilho em que estávamos metidos. Não esperava sequer que aquele registo me viesse a sobreviver. O que mostra que se tratava de uma pura necessidade pessoal e de alcance íntimo, e não de uma exigência egoísta de amor-próprio.
Revelo aqui um novo extracto desse diário, um número reduzido de linhas, que possuem agora uma aparência de horror aos meus olhos, e que transcrevo do que garatujei precisamente naquele mesmo dia à noite:»
[Joseph Conrad, A Linha de Sombra; trad. Maria Teresa Sá e Miguel Serras Pereira, colecção Mil Folhas, jornal Público, Abril 2003]

2 comentários:

sonia disse...

Esse seu texto (lindo!) despertou-me o interesse em conhecer alguma obra de Conrad. Talvez comece por Coração das Trevas, já que li no Wikipedia sobre o fato de ter sido um livro muito apreciado por Bertrand Russell, de quem foi amigo.

fallorca disse...

Sónia, qualquer um desses títulos e curiosamente, há uma edição de A Linha de Sombra muito semelhante à que utilizei, repare:
http://blogdapraceta.blogspot.com/2008/04/linha-de-sombra-de-joseph-conrad.html

http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://img.ibiubi.com.br/livros/7/5/9/6/4/img/01_a-linha-de-sombra.jpg&imgrefurl=http://www.ibiubi.com.br/livros/livrarias/ferraz-de-vasconcelos/sebo%2Bvelho-buk-livreiro-virtual%2Bfonte%2Bestante-virtual%3Fuf%3Ds%25C3%25A3o-paulo&usg=__3TLDLS8WHQd9qwr5iPCf1qZnBnM=&h=143&w=85&sz=2&hl=pt-PT&start=0&sig2=iq9PtT7OfvZAIQwcQso7QA&zoom=1&tbnid=IX0m1viPvnFAVM:&tbnh=114&tbnw=68&ei=pbmoTdOwK9SwhQeTxdyeCQ&prev=/images%3Fq%3Da%2Blinha%2Bde%2Bsombra%26um%3D1%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN%26biw%3D1259%26bih%3D604%26tbm%3Disch&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=594&vpy=130&dur=160&hovh=114&hovw=68&tx=79&ty=72&oei=pbmoTdOwK9SwhQeTxdyeCQ&page=1&ndsp=21&ved=1t:429,r:3,s:0