18 de fevereiro de 2011

Papiro do dia (32)

«- Nesta casa o medo é ilegal – era uma das frases mais marcantes de Frederich Buchmann.
Esta frase, diga-se ainda, foi determinante para Lenz – o seu pai sabia bem a importância de ser consequente.
Frederich castigava as manifestações de medo de qualquer dos seus filhos fechando-os à chave num compartimento da casa, «a prisão», em que tapara as janelas, em que não havia uma única peça de mobília ou objecto.
Poucas vezes (embora marcantes) Lenz foi colocado na «prisão» por cometer a ilegalidade de mostrar medo. Pelo contrário, o seu irmão Albert era constantemente trancado naquele espaço que suspendia o lado lúdico, o ataque ou a defesa. Era, em absoluto, um espaço neutro, onde as funções dos gestos se tornavam nulas: o movimento era desnecessário e quase ridículo. As paredes não eram superfícies estimulantes para um humano, muito menos sendo ainda, esse humano, uma criança. Era um espaço, por isso, que esmagava a infância – uma massa pesada esmagando outra bem menos robusta –, era impossível naquele espaço agir ou mesmo pensar de acordo com a idade.»
[Gonçalo M. Tavares, Aprender a rezar na Era da Técnica; Caminho, Outubro 2007;

2 comentários:

Cristina Torrão disse...

"uma massa pesada esmagando outra bem menos robusta" - infelizmente, era este o significado de educação (ainda o será para alguns, talvez muitos)...

A propósito de um comentário na Pó dos Livros, perguntavas-me se eu sabia o que era a felicidade. Não sei, claro. Só sei que com técnicas educativas destas não se vai longe. A não ser que aprendamos a invertê-las, mais tarde.

Talvez ainda te escreva um email sobre o assunto...

Ganda GMT!

fallorca disse...

Fico à espera. Cumprimentos à jeitosa, eu tenho os meus aqui ao lado :)