
Os livros mudam o destino das pessoas. Uns leram O Tigre da Malásia e converteram-se em professores de literatura em remotas universidades. Siddhartha levou ao hinduísmo dezenas de milhares de jovens, Hemingway converteu-os em desportistas, Dumas transtornou a vida de milhares de mulheres e não poucas foram salvas do suicídio por manuais de cozinha. Bluma foi uma vítima deles.
Mas não a única. O velho professor de línguas antigas Leonard Worth ficou hemiplégico ao levar na cabeça com cinco volumes da Enciclopédia Britânica, que se desprenderam de uma estante da sua biblioteca; o meu amigo Richard partiu uma perna ao tentar chegar ao Absalão, Absalão!, de William Faulkner, mal colocado numa estante, o que o levou a cair da escada. Outro amigo de Buenos Aires adoeceu de tuberculose nos sótãos de um arquivo público e conheci um cão chileno que morreu de indigestão com Os Irmãos Karamazov, depois de devorar as suas páginas numa tarde de fúria.
Sempre que a minha avó me via a ler na cama, costumava dizer-me: “Larga isso, que os livros são perigosos”. Durante muitos anos acreditei na sua ignorância, mas o tempo demonstrou a sensatez da minha avó alemã.»
[Carlos María Domínguez, A Casa de Papel; trad. Henrique Tavares e Castro, ASA, (2.ª ed.) Maio 2010;
8 comentários:
Incrível (porque é muito raro suceder-me) reconheci o livro logo na primeira frase :)
Caio, o gato, comeu os dois últimos capítulos da biografia do Obama (no original) que me foi oferecida pelo Natal passado e faleceu dias depois, atropelado.
Lolol
Há muito tempo que não lia algo que me fizesse rir tanto :)
P.S. A sensatez das avós alemãs... As portuguesas limitavam-se a dizer que ler muito estragava os olhos, principalmente às escuras...
Vocês só se riem de coisas sérias...
maria, estás a brincar (para variar) ou os dois últimos capítulos estavam fora de validade?
hum.
Eu parti um pé quando lhe caiu em cima a História Universal, em 12 volumes, capa dura e grossa de um azul pesado. Ainda hoje me perguntam porque não limpo os livros e eu respondo que me limito a lê-los.
Eu também deixo esses cuidados à Pó dos Livros :)
Enviar um comentário