18 de novembro de 2010

À mão de ler (109)

«Sem perder tempo a olhar o que quer que fosse, estuguei o passo para a caixa municipal a fim de pagar os impostos no balcão das contribuições. Mas tenho de rectificar aqui um erro grosseiro. De facto, como só agora me recordo, não se tratava de um pagamento, mas simplesmente de uma entrevista com o senhor presidente da suprema comissão fiscal para requerimento e entrega de uma declaração solene. Não me levem a mal o erro e escutem benevolamente o que tenho a dizer sobre este caso. Tal como o imperturbável e inabalável mestre-alfaiate Dünn prometia e garantia uma obra impecável, também eu prometo e garanto, com respeito à declaração de impostos que vou fazer, exactidão e exaustão, bem como concisão e brevidade. Vou saltar imediatamente para essa encantadora situação.»
[Robert Walser, O Passeio e Outras Histórias; trad. Fernanda Gil Costa, Granito – Editores e Livreiros, Porto Janeiro 2001;

Sem comentários: