14 de novembro de 2010

«É bom trabalhar nas Obras» (48)

Contracapa
Tony Durán, um estranho forasteiro, nascido em Porto Rico, educado como um norte-americano de Nova Jersey, foi assassinado no começo dos anos setenta numa localidade da província de Buenos Aires. Antes de morrer, Tony foi o centro da atenção de todos, o admirado, vigiado, diferente mas também o fascinante. Tinha chegado seguindo as belas irmãs Belladona, as gémeas Ada e Sofía, filhas de uma das principais famílias do lugar. Conheceu-as em Atlantic City, e urdiram um feliz trio sexual e sentimental até que uma delas, Sofía, «talvez a mais frágil ou a mais sensível», desertou do jogo dos casinos e dos corpos. E Tony Durán continuou com Ada, e seguiu-a quando ela voltou para a Argentina, onde veio a encontrar a morte.
A partir do crime, este romance policial transmuta-se, cresce, e transforma-se num relato que se abre e enlaça com arqueologias e dinastias familiares, num vaivém entre a combinação de veloz romance de género e a esplêndida construção literária. O centro luminoso do livro, cujo título remete para a caça nocturna, é Luca Belladona, construtor de uma fábrica irreal perdida no meio do campo que persegue com obstinação um projecto demencial. O aparecimento de Emílio Renzi, a tradicional personagem de Piglia, dá uma conclusão irónica e comovente à história.
Situada na imperturbável paisagem da planura argentina, este romance povoado de personagens memoráveis, tem uma trama ao mesmo tempo directa e complexa: traições e negociatas, um falso culpado e um verdadeiro culpado, paixões e enganos. Alvo Nocturno narra a vida a vida de uma localidade e o inferno das relações familiares.
Jason Wilson escreveu em The Independent: «Ricardo Piglia ocupa um lugar muito alto na literatura. Herdou a desconfiada inteligência de Borges, a sua incansável e prazenteira exploração da literatura, e a sua atracção pelas obscuras zonas de má fama. As ficções de Piglia são inventivas parábolas sobre os pesadelos recentes e passados da história do seu país.»
[Ricardo Piglia, Alvo Nocturno; em revisão para a Teorema;

1 comentário:

imo disse...

também este aguardo com ansiedade.
obrigada!