17 de julho de 2010

À mão de ler (58)

«Suponho que o Quartier Latin, em Paris, foi, a dada altura, semelhante à Village, nos tempos em que Sylvia Beach tinha lá uma famosa livraria. Sylvia era nova-iorquina, uma mulher nobre que em muito contribuiu para a raça humana. Adorava Nova Iorque, mas do mesmo modo que eu adoro Dublin: à distância. À distância de quatro mil quilómetros, para ser preciso. Foi também a primeira pessoa a publicar os trabalhos de James Joyce, que estava em Paris na altura.
Ele enviou uma peça sua, chamada Exiles, ao Théâtre de l'Oeuvre, mas foi-lhe devolvida. "Sr. Joyce", dizia a carta de rejeição, "acabámos de travar uma Guerra Mundial e, como tal, há muitas viúvas e órfãos. Consideramos a sua peça um pouco triste demais."
- Talvez devesse ter dado uma perna de pau a Richard para animar um pouco as coisas - comentou amargamente Joyce a Sylvia Beach. Assim, pôs a peça de lado e continuou a escrever Ulisses, que estava quase a terminar.
Ora eu cá acho que animar um pouco as coisas não faz mal nenhum, de modo que resolvi chamar à minha peça Richard's Cork Leg
[Brendan Behan, Nova Iorque; trad. Rita Graña, Tinta-da-China Março 2010]

Sem comentários: